Geradores portáteis: uma boa compra para o shopping The Square.



Empreendimentos com o conceito “Open Mall” têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil, ao proporcionarem a praticidade de um shopping center num ambiente mais agradável, ao ar livre. É o caso do The Square, na rodovia Raposo Tavares, Granja Viana – SP.

O The Square conta com lojas de marcas renomadas, gastronomia, serviços e entretenimento. Além das lojas, restaurantes e cinema, há também 450 salas em um complexo de escritórios anexo ao shopping. O cinema dispõe de cinco salas de última geração, sendo uma IMAX (a maior tela de cinema do mundo), áudio digital com 12.000 watts de potência e tecnologia de projeção 3D.

Toda essa infraestrutura depende de energia elétrica para permanecer em funcionamento. Em 2016, houveram interrupções no fornecimento de energia, causando transtornos aos consumidores e prejuízos aos lojistas. “Infelizmente, esse tipo de ocorrência é comum na região”, relata Antonio Almeida, responsável técnico do Open Mall The Square.

Uma interrupção no fornecimento de energia pode causar inúmeros problemas caso não haja uma fonte reserva. As lojas param de vender, quem estava no cinema tem que voltar para casa e até mesmo sair do shopping se torna um transtorno pois não há como cobrar o estacionamento e as cancelas precisam ser levantadas.

Inicialmente, quando o The Square iniciou suas atividades, a solução para este problema foi locar geradores de energia operando em stand by, mas após algumas análises financeiras, percebeu-se que a alternativa de aquisição do equipamento possuía melhor custo/benefício. O que viabilizou o investimento foi a possibilidade de aproveitar espaços não utilizados, sem a necessidade de instalações especiais. Para isso foi adotado um modelo de gerador de energia portátil ultracompacto, que ao contrário de geradores estacionários tradicionais não necessitam que seja construída uma base, nem uma cobertura, além do que exigem instalações elétricas com complexidade significativamente menor.

Na verdade, o modelo adotado, o QAS 550 da Atlas Copco pode ser instalado aproveitando um espaço disponível no próprio estacionamento do shopping. Instalá-lo foi literalmente quase tão simples quanto estacionar um carro. Foram três unidades alocadas em um espaço que estava subaproveitado, mas que seria insuficiente para comportar um gerador convencional, do tipo estacionário.



Como o gerador foi alocado em local próximo à passagem de pedestres, outro critério de grande importância para a determinação do modelo, foi o chassi vedado e certificado contra vazamentos. Desta forma, além de evitar a presença de óleos e fluídos escorrendo pelo chão, também foi possível reduzir os custos de manutenção, eliminando a necessidade de checagem periódica de bandeja de contenção, um problema que os geradores estacionários apresentam.

Equipados com controladores inteligentes micro processados, que gerenciam todas as ocorrências, controlam o histórico de manutenção e geram alarmes quando necessário, estes geradores portáteis conseguem funcionar por longos períodos sem exigir o tempo da equipe técnica do shopping.

 

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: