Entenda o horário de ponta e como um gerador de energia pode ajudar a reduzir seus custos.

O horário de ponta ou horário de pico é o período do dia onde a demanda de energia para o consumo aumenta drasticamente, com a iluminação pública sendo acionada e muitas residências ligando luzes, TVs e outros aparelhos. Ao mesmo tempo o comércio e a indústria ainda estão ativos. O acúmulo de demanda coloca em risco a infraestrutura de distribuição de energia, e para tentar induzir os usuários a conter o consumo foi criada uma tarifa mais alta para este período crítico. A Lei n° 8.631 e o Decreto n° 774 criaram um sistema de tarifas diferenciadas durante o horário de ponta, que ocorre todos os dias úteis durante três horas consecutivas, sendo o horário de início desse período definido por cada concessionária de energia, entre 17h e 22h.

As indústrias e grandes comércios são os chamados consumidores de alta tensão, e podem contratar valores diferenciados de tarifas de acordo com o horário de utilização e época do ano. Dependendo da concessionária, a diferença no preço pago pela energia pode ser até 3 vezes maior no período de pico.

Neste momento, o investimento em um gerador a diesel passa a valer a pena do ponto de vista econômico. Substituindo o fornecimento da energia da concessionária durante o horário de ponta pelo de um gerador, a redução de custo pode chegar a até 30%, isto já considerando o valor do diesel.

Com relação ao tipo de gerador, existe também uma vantagem em utilizar um gerador portátil em relação a um estacionário. Em relação a este último, um desafio enfrentado por quem deseja implementá-lo, está na necessidade de instalações específicas que muitas vezes se inviabilizam pela ausência de espaço.

Já um gerador portátil pode ser literalmente colocado em qualquer lugar. Até mesmo do lado de fora das instalações, pois já vem com carenagem preparada para operar ao relento.

Esta categoria de equipamento também é mais compacta, ocupando menos espaço e também mais silenciosa, não interferindo no ambiente de trabalho. Como pode ser instalado em ambiente externo, não requer investimento em sistema de exaustão.


A instalação de geradores portáteis é mais simples que a de estacionários, assim como sua manutenção também requer menos mão de obra e ocupam muito menos espaço.

A implantação de um gerador de energia portátil para horário de ponta garante um rápido retorno no investimento, especialmente se considerarmos que ele também evita prejuízos oriundos de quedas inesperadas no fornecimento de energia pela concessionária, parando a produção.

Para avaliar o seu perfil de consumo e planejar a melhor solução em geração de energia para usa empresa, nosso blog oferece um canal direto para falar com especialistas.

 

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: