250 bombas integradas a 60 geradores ajudam a estabelecer um novo recorde de cabeamento subterrâneo


O recorde mundial de maior cabo de energia subterrâneo era australiano, e se localizava na localidade de Murralink. Agora, uma equipe sueca de 90 profissionais trabalhando cerca de 10 horas por dia, estabeleceu um novo recorde, implantando 270 quilômetros de cabos subterrâneos para a transmissão de energia de alta tensão.

Trata-se de um projeto milionário que reúne grandes empresas do setor como Skanska, ABB, Alstom, Siemens, SPL Power Lines, VLB LEITUNGSBAU, Sirti/ Technoline e Eltel. A velocidade do processo também foi recorde. Foram escavadas trincheiras de até 2 metros de profundidade ao longo da rodovia E4 em uma média de três quilômetros por semana.

Os principais desafios incluíam trabalhar em áreas remotas sem eletricidade e manter as trincheiras secas. Isso só foi possível com a utilização de geradores de energia portátil em conjunto com bombas submersíveis de drenagem.

Magnus Johansson, gerente de projeto da Skanska, empresa responsável pela obra, explica que quando você trabalha acima do nível do lençol freático a preocupação é apenas com a água da chuva, mas quando se está abaixo deste nível, a utilização das bombas é indispensável para manter o local seco.

Enquanto as trincheiras estavam abertas, durante um período de 4 a 8 semanas, foram utilizados cerca de 60 geradores de energia e um total de 250 bombas trabalhando intensamente.

Um interessante diferencial no projeto, foi a integração no fornecimento destes geradores e das bombas. A Atlas Copco desenvolveu um projeto de integração de geradores modelo QAS com bombas Weda permitindo funcionamento de um numero maior de bombas por gerador: até 3 bombas funcionando com cada 14 kVA de potência. O acionamento dos geradores também foi automatizado para funcionar somente quando as bombas estivessem operando, economizando combustível, reduzindo custos de manutenção e emitindo menor quantidade de gases.


Em pontilhado, a extensão do cabeamento que faz parte de um projeto que ampliará em 25% a capacidade de transmissão de energia na rede sueca.


 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: