#68 - Agora o monstro do Lago Ness não precisa mais ficar no escuro.

Central elétrica no Lago Ness, Escócia.

A arquitetura de estações de energia modulares, baseada no sincronismo inteligente de geradores a diesel, tem sido um tema frequente neste blog, devido à sua crescente aplicação. Na região do famoso Lago Ness na Escócia, tivemos um recente exemplo de suas vantagens práticas. A região sempre sofreu muito com tempestades que cortam o fornecimento de energia por longos períodos. Um prejuízo para os moradores locais e também para o turismo, que é sua principal fonte de renda.

Em função disso, a Scottish and Southern Energy (SSE), implantou um projeto de backup, utilizando dois geradores QAC 1250 da Atlas Copco montados em containeres em uma subestação primária às margens do Lago Ness.

Ambos geradores foram conectados a um transformador elevador, fornecendo 2 megawatts diretamente na rede. Deste modo, uma única conexão de alta voltagem poderia prover energia para mais de 200 casas.

Devido à ampla variação de cargas na rede, os geradores foram usados em modo PMS (Power Management System ou sistema de gerenciamento de potência). Isto significa que o segundo gerador seria acionado apenas quando a demanda do primeiro superasse 60% de sua capacidade. Quando a demanda caísse abaixo de 40%, o primeiro gerador seria desligado. O modo PMS reduz o desgaste das unidades geradoras e evita que qualquer uma delas funcione com cargas baixas. Através dele, os geradores alternam suas prioridades no sistema, de modo a equilibrar as horas de funcionamento e manutenção.

“Com o modo PMS, estes geradores da Atlas Copco são uma das mais flexíveis unidades disponíveis no mercado hoje”, diz Michael Yeadon, gerente de serviços da Generator Power, empresa responsável pela locação da solução.

No Brasil, além do QAC 1250, a Atlas Copco também disponibiliza o QAC 1100, com fabricação 100% nacional, o que traz vantagens para financiamentos e custos de manutenção.

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: