#67 - Conectividade: em busca do gerador “plug & play”.


“Plug & Play” é um termo que adoramos ver associado a um produto. Significa “sem dores de cabeça” e sem trabalho para utilizá-lo.

E quanto maior o produto, maior a preocupação a ser evitada. Quando se trata de um gerador em contêiner de 20 pés, por exemplo, instalar e desinstalar pode ser uma verdadeira operação de guerra. Tornar isso mais simples, portanto, está sempre na lista de desejos tanto de locadores de equipamentos quanto de seus locatários. E a indústria busca atender.

As novidades mais recentes na nova geração de geradores de energia portátil a Diesel para 1 MW ou mais, são um exemplo disso.

A tarefa que mais consome tempo na instalação de um equipamento deste tipo, são as conexões elétricas. Muitos projetos antigos de geradores deste tipo, foram feitos adaptando conjuntos preexistentes para caber dentro de um contêiner. Mas por onde passam os cabos daí?

Para racionalizar o processo, novos modelos de geradores já contemplam engates mais simples, assim como acesso amplo para o cabeamento.

Veja no vídeo abaixo um comparativo entre duas gerações de geradores de energia portátil em contêineres de 20 pés. Ambas instalações foram filmadas em tempo real.



Outro problema relacionado a se planejar aberturas e caminhos adequados para as conexões, em um contêiner que não foi pensado para isso, está nas mangueiras para alimentação. É relativamente comum se alimentar geradores de grande porte com tanques externos de maior capacidade. Mas em geradores de projeto convencional, não existe previsão para este tipo de conexão. O que se faz usualmente, é literalmente, uma “gambiarra”, forçando a mangueira para dentro através da abertura de ventilação na porta. Isto funciona, mas o problema é que a porta não pode ser aberta. Se for, ela puxa a mangueira e a desconecta.



Um gerador de 1 MW tem aplicações frequentes em grandes usinas geradoras, onde vários deles são combinados. Portanto, cada detalhe que facilite sua instalação e manutenção é potencializado, e precisa ser levado em consideração.




 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: