#66 - Inovação em geradores portáteis leva energia a quem não tem.



Em muitos lugares do mundo, várias comunidades ainda não têm acesso à energia elétrica. As redes de distribuição de energia são caras e dependendo das características geográficas podem se constituir em desafios de engenharia.

A Power Solutions, uma multinacional belga, juntamente com a Atlas Copco, fornecedora líder mundial de soluções em produtividade sustentável, divulgaram recentemente uma história de sucesso, no desenvolvimento de plantas de energia independentes. Elas são baseadas em várias unidades de geradores de energia a Diesel, combinadas em paralelo para se constituir em uma usina elétrica “portátil”.

Como os geradores que a compõe são portáteis e preparados para uma instalação rápida, inclusive considerando o processo de sincronização, a implementação da usina se torna simples e modular.

O equipamento escolhido foi o gerador de energia portátil QAC 1250, da Atlas Copco, com capacidade de um 1MW. Ou seja, as usinas independentes desenvolvidas pela Power Solution se baseiam em módulos de 1MW podendo atingir altas capacidades de geração.

Como o acionamento é a Diesel, a economia de combustível foi um fator determinante na escolha do equipamento. Segundo medições feitas pela Power Solutions, o QAC 1250 tem mantido uma economia em torno de 8% entre 75% e 100% da carga.

Além disso, o sistema de refrigeração inteligente dos geradores, com ventilador de velocidade variável, foi capaz de aumentar a eficiência energética das unidades em cerca de 3% em comparação com outras soluções analisadas.

Os controladores inteligentes, característicos destes geradores, também permitem um sincronismo perfeito, mantendo a estabilidade de carga mesmo quando há falha de uma unidade (compensação automática).

A Power Solutions implantou as cinco primeiras unidades desta nova solução na Guiana Francesa, para uma usina de energia temporária. utras 20 unidades deverão ser enviadas e instaladas pela Power Solutions em locais ao redor do mundo nos próximos meses.



"Existem dois elementos fundamentais para o sucesso neste mercado. Em primeiro lugar, uma solução 100% confiável. Em segundo lugar, uma rede de apoio e serviço verdadeiramente global. Se recebermos uma chamada às 3 da manhã, nós sabemos que a Atlas Copco estará disponível para nos apoiar ", diz Arnold Oostveen, CEO da Power Solutions.

Este ano, a Power Solutions vai celebrar o seu 10º aniversário. Depois de ter investido mais de 8 milhões de euros só no ano passado, a Power Solutions se prepara para um crescimento ainda maior.




 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: