Estudo comparativo entre geradores de energia portátil de motor único versus motor duplo, para 1 MW BlogER - O Blog da Energia Portátil

#60 - Estudo comparativo entre geradores de energia portátil de motor único versus motor duplo, para 1 MW

No post anterior, vimos que os geradores de energia portátil de grande porte estão mudando. O motor único de alta potência está cada vez mais dando lugar à combinação de dois motores menores.

Vimos também que um dos grandes impactos desta mudança de conceito, está na eficiência energética, e para aprofundar um pouco mais este assunto, vamos compartilhar com você um interessante estudo comparativo.

Durante 24 horas, em uma aplicação típica, com grande variação da demanda de carga, a curva de consumo de combustível de dois equipamentos de ponta do mercado, foi comparada.

Ambos os geradores portáteis analisados neste estudo são de 1 Mega Watt, em contêiner de 20 pés. Foram escolhidos dois grandes fabricantes com presença mundial e grande respeitabilidade por suas marcas. Um deles, com arquitetura tradicional, de motor único. O outro, com arquitetura Twin Power (dois motores combinados).

As configurações utilizadas para cada gerador foram as recomendadas por seus respectivos fabricantes e a situação de trabalho exatamente igual para ambos. O ponto de menor demanda foi de 0,2 MW, enquanto que o de maior carga, 0,8 MW. Para eliminar distorções entre operação a 50 ou 60Hz, ambas frequências foram analisadas e sua média ponderada utilizada no resultado final, cujas curvas de consumo estão demonstradas no gráfico abaixo:

É possível observar que, ao longo do tempo, o consumo do gerador Twin Power foi majoritariamente menor do que o de motor único, que por sua vez em nenhum momento teve consumo menor, conseguindo no máximo igualar a eficiência, em apenas alguns pontos específicos.

Continuando a análise, as diferenças de consumo ao longo do período de teste foram somadas, resultando na economia diária de 296 litros. Multiplicando-se pelo valor de R$ 2,90 por litro de Diesel, e considerando-se uma estimativa conservadora de 3.600 horas de uso por ano, temos:

Conclusão: utilizar uma máquina Twin Power ao invés de motor único, gera uma economia de combustível capaz de pagar seu preço de aquisição em 2 a 3 anos, dependendo da aplicação.


 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: