#59 - A evolução dos motores em geradores portáteis Twin Power

Antigamente, imaginar um motor pequeno acionando um gerador de grande porte, seria algo inconcebível. Mas a demanda de escala pressiona a evolução técnica, e motores menores têm maior demanda... Fato é que hoje, dois motores somados são muito mais produtivos do que um só em equipamentos de alta capacidade de geração de energia.

Vejamos por exemplo, uma situação de potência instalada de 1 Mega Watt. Tipicamente ocorre grande variação de carga ao longo das horas e dos dias. Nos momentos de pico, o motor único irá operar eficientemente, mas nos momentos de maior consumo, trabalhar muito abaixo de sua capacidade se configura em algo prejudicial para a eficiência energética, e também para a vida útil.

Se este mesmo MegaWatt, entretanto, for produzido pela combinação de dois motores menores, o que acontece é que em momentos de baixa demanda, simplesmente um deles fica em stand by. Isto aumentará em muito a vida útil de ambos motores, alternando-se em seus descansos. E para o motor que estiver em operação, o uso de capacidade será adequado à suas especificações, com consumo energético racionalizado.

Esta arquitetura, denominada Twin Power, tem despontado como a grande tendência em geração de energia portátil acima de 1 MW, graças à evolução dos motores de menor porte que atualmente, possuem eficiência energética e intervalos de manutenção muito superiores aos motores maiores. Por exemplo, se compararmos um motor Scania DC 13 072 A com o melhor modelo disponível no mercado com o dobro de sua potência, percebemos que o primeiro, é amplamente usado em caminhões e outros veículos, enquanto que o modelo de maior porte tem aplicações mais restritas. Como consequência, a pressão da competição de mercado fez com que o motor menor tenha sido aperfeiçoado até obter um consumo energético mais eficiente, e seu intervalo de manutenção é cerca de duas vezes maior nesta comparação. E quando a manutenção é necessária, peças de reposição e assistência técnica são amplamente difundidas, as mesmas de caminhões.

A arquitetura Twin Power tem um impacto em cascata em vários paradigmas da geração de energia portátil. Um assunto que continuaremos abordando neste blog. Fique conosco!

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: