#56- Saiba como evitar um erro comum na instalação de geradores de energia.

A crescente demanda por geradores de energia tem sido tema recorrente aqui no Construction Blog. E à medida que o número de instalações geradoras aumenta, também cresce a preocupação em notar que muito frequentemente elas estão erradas do ponto de vista ambiental.

No diagrama abaixo, podemos notar um dos erros mais comuns: um gerador de energia com chassis comum (sem certificação contra vazamentos), por sobre uma base de alvenaria.

Este tipo de instalação ao longo do tempo irá expor o solo a um alto risco de contaminação por óleo e outros fluídos vazando do gerador. Em primeiro lugar porque a base de alvenaria não é impermeável, e os fluidos penetrarão por ela até chegar ao solo. E mesmo aquilo que se acumular na superfície, será misturado à água das chuvas atingindo o lençol freático.

A impermeabilização da base, deve levar em conta também a vibração do equipamento ao longo do tempo. Ou seja, uma estrutura fina e pouco flexível, certamente irá rachar.

Deste modo, caso por algum motivo sua empresa não possa adquirir um gerador de energia portátil com chassis vedado, fique atendo para as seguintes medidas:


- Proteja o equipamento das chuvas com uma cobertura. Geradores com chassis vedado não precisam de cobertura, mas aqueles que não são certificados, não podem receber água da chuva sobre eles.

- Impermeabilize a base sobre a qual ele ficará.

- Faça um nivelamento da base que evite desníveis para o lado de fora, o que acarretaria o escorrimento dos fluidos para o solo.

- Use bandejas de contenção ou construa um dique de contenção de alvenaria impermeável que garanta o suporte do volume suficiente para a capacidade de todos os fluidos do equipamento, como, Líquido de arrefecimento, óleo lubrificante e óleo diesel.

Geradores que não possuem chassis certificado contra vazamentos não podem ficar expostos à chuva e nem sobre bases de alvenaria simples.

Para saber mais sobre o impacto da contaminação do solo por fluídos de geradores de energia, veja este outro post do Construction Blog:

Se o seu gerador não possui chassi certificado contra vazamentos, fique atendo à forma correta de instalar. A questão não é se ele vai vazar, mas quando. Seja responsável ambientalmente. Além de gerar energia, gere um futuro mais seguro para todos nós!

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
Assista o vídeo
Atlas Copco - Compressores de ar portáteis - Hard Hat (Carenagem reforçada)
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: