#54 - O cérebro dos geradores: conheça os controladores inteligentes

Geradores de energia são, sem dúvida, a alma de muitas obras e indústrias. Mas os geradores também precisam de proteção para que possam efetuar o seu trabalho com consistência.

É aí que entra em ação uma tecnologia de ponta que vem incrementar ainda mais tais equipamentos. São os controladores inteligentes, responsáveis pelo monitoramento e execução de todas as tarefas necessárias para controlar e proteger o gerador. Promovem redução de custos com a operação e configuração dos geradores, oferecem proteção contra interferências climáticas com retorno de dados em tempo real ao usuário e resposta precisa às variações severas de carga.

Caso haja falha na rede, o “cérebro” do equipamento entra em ação utilizando o sistema AMF (Automatic Mains Failure). O AMF é usado para monitorar o fornecimento de energia e acionar automaticamente o gerador na condição de emergência, por falta de energia, realizando a transferência de carga por comando das chaves de comutação. Em situação de falhas, provoca o desligamento automático do gerador e aciona o alarme correspondente no equipamento.

Controladores para operações: modo ilha ou em paralelo

Os controladores, além da aplicação singela tipo AMF, podem ir além, proporcionando paralelismo e sincronismo entre grupos geradores em modo ilha (planta com geradores sincronizados ou único gerador) ou com paralelismo junto à rede concessionária de energia. O paralelismo é feito com o propósito de sincronizar vários geradores simultaneamente para suprir demandas que não podem ser atendidas por um único gerador ou em situações de missão crítica onde uma interrupção por falha não é aceitável.

Antes de entrar em modo de paralelismo, primeiramente os geradores têm que estar em sincronismo. Dois tipos de paralelismo são disponíveis entre geradores: ALS (Paralelismo Analógico) e PMS (Sistema de Gerenciamento de Potência).

Outra vantagem da operação em paralelo é a maximização do rendimento das máquinas, além de permitir manutenções preventivas com mais flexibilidade. Desse modo, o desligamento de um gerador não implicará na parada do fornecimento de energia.

Exemplo de ligação com geradores em paralelo redundante

O sistema PMS (Sistema de Gerenciamento de Potência) adequa-se perfeitamente a qualquer aplicação onde são necessários vários geradores para atender alta demanda, com grande economia de combustível e flexibilidade para manutenção.

Exemplo: Economia entre uma aplicação convencional vs otimização com PMS - unidades funcionando apenas quando a energia é requerida

Aplicação padrão (todas as unidades em funcionamento)

Redução: CO2, consumo de combustível e nível de ruído.

Nota: Neste exemplo são utilizados os controladores Atlas Copco QC™, de acordo com as normas EMC – IEC EM 50081-2 – IEC 50082-2 estabelecidas na EM 61000.

Além disso, os controladores inteligentes também permitem amplas possibilidades de programações específicas envolvendo gestão de carga, potência, comutação e tempo, conforme podemos ver em alguns exemplos abaixo:

Potência Fixa

Quando o objetivo é fornecer uma quantidade fixa de carga definida pelo usuário junto à rede, independente da variação.

Tomada de Carga

Sincronizado com a rede, o gerador assume toda a carga em sincronismo e retira a rede da concessionária do circuito, após o tempo determinado pelo usuário.

Importação/Exportação de Carga

O objetivo da Exportação / Importação de energia é conectar a rede da concessionária e exportar energia para a rede elétrica. A quantidade de exportação de energia será mantida a um nível fixo, independente da carga.

Exportação de Carga

Importação de Carga

Em época de crise energética, mais do que nunca, é essencial aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Geradores com controladores inteligentes se apresentam como um investimento de retorno cada vez mais rápido, em função da economia de energia, eliminação de prejuízos por falhas e aumento da vida útil dos equipamentos.


 
Loading

Nossos blogs:









 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

E-mail:

Telefone:

Comentário: