#02 - Você ainda usa geradores sem chassi vedado?

A contaminação do solo e da água são preocupações crescentes para os cada vez mais apertados 7 bilhões de habitantes da Terra.

Em 20 anos faltará água para 60% das pessoas no mundo, segundo a ONU. Episódios como a interdição do shopping Center Norte, por contaminação do solo, denotam que o que vem de baixo, nos atinge.

alerta

A construção civil tem uma quota muito importante na responsabilidade ambiental, pois muitos equipamentos utilizados em uma obra podem contaminar o solo e as águas subterrâneas. Dentre eles, os geradores portáteis.

alerta

No mundo todo, regulamentações cada vez mais rígidas têm surgido no sentido de controlar o impacto de vazamentos de óleo, líquido de arrefecimento e combustível. O solo precisa ser preparado e bandejas de contenção precisam ser utilizadas.

O problema é que mesmo com essas medidas, existe uma grande possibilidade de falha; basta uma distração no monitoramento do nível das bandejas e elas transbordam. Basta também uma chuva forte para que a água misturada ao fluídos contaminantes chegue ao solo.

Uma vez lá, os elementos tóxicos poderão se deslocar para áreas de agricultura, se acumular em bolsões, gerando gases que podem ameaçar os habitantes da construção acima ou, o pior cenário, chegar a um lençol de água subterrâneo.

Hoje em dia é cada vez mais comum que condomínios residenciais tenham poços artesianos perfurados para o abastecimento de água dos condôminos.

Imagine agora se a obra que construiu este condomínio tivesse usando geradores com vazamento, contaminando o lençol de água logo abaixo.

Por todos esses motivos, uma tendência das boas práticas na construção civil tem sido o uso de uma nova tecnologia para geradores portáteis, sem bandejas de contenção e com chassi vedado.

No conceito de chassi vedado, existe um reservatório, dimensionado para ser capaz de conter 110% dos fluídos do equipamento. Explicando melhor: em uma situação hipotética onde 100% de todo o combustível e fluídos vazassem, mesmo assim eles seriam acondicionados neste reservatório, ainda com mais 10% de margem de segurança. Ou seja, impossível escapar algum contaminante para o meio-ambiente. Neste tipo de equipamento, o reservatório vem com mecanismos de monitoramento do nível acumulado, e tampa para drenagem selada, garantindo que o esvaziamento possa ser feito com segurança e na hora certa.

Este diferencial tecnológico também vai além da questão de contaminação do solo. Nos próximos posts abordaremos outros aspectos importantes do chassi vedado. Não perca.

 
Loading
Conheça Nossos Canais:








 

VÍDEOS EM DESTAQUE

Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
Assista o vídeo
Atlas Copco - Geradores QAS 360 / QAS 550
 

Sobre o blogER

O blogER, é um blog feito para engenheiros e profissionais da construção civil. Para saber as novidades do setor de energia portátil, entre no nosso blog, e também nos acompanhe nas redes sociais.

 
 

Comentários

Não há comentários para este artigo.

Nome:

Comentário: